Depois da gravidez ... o corpo que não é o mesmo

Em conversa com muitas mulheres nos últimos anos, constatei que a maternidade acaba por assustar a maioria, isto porque grande parte delas acabam por ter medo do corpo pós gravidez. Eu confesso que nunca me assustou muito, isto porque um dos meus sonhos era ser mãe, e por estar consciente das alterações que ocorrem durante a gravidez e depois, eu concluí que teria que me aceitar tal como iria ficar. Teria que me aceitar como mãe. Como mulher.
Apesar de estar consciente e de não me assustar muito, hoje, quatro meses depois de ser mãe posso afirmar com toda a certeza que o meu corpo nunca mais será o mesmo. Para além de ter uma cicatriz que atravessa a minha barriga de uma ponta à outra, pela cesariana, também fiquei com algumas estrias nesse local e está claro que fiquei um pouco flácida nessa zona.
Em relação às estrias, não foi por falta de cuidado, desde que soube que estava grávida que comecei a meter duas vezes ao dia (manhã e noite) creme gordo e bio-oil, e mesmo depois de ter tido a minha filha o fiz no hospital(mesmo com aquelas dores todas da cesariana), e acreditem, passados 6 dias de a ter tido elas apareceram. Por outro lado, em relação à flacidez, sei que é possível combater isso com exercício físico, mas como muitos de vocês sabem neste momento estou ''proibida'' de o fazer, e por isso tenho mesmo que aceitar. Se é fácil? Não é, não é fácil. Mas hoje penso que estrias, barriga flácida, celulite, etc, não doem. E sinceramente, não são essas transformações todas que me tornaram realmente diferente, continuo a ser a mesma pessoa. Dentro de mim sinto que jamais serei a mesma pessoa antes de ser mãe, mas isso é por outra razão bem maior. Ter gerado e ''dado'' ao Mundo a minha filha, e nada me poderia deixar mais orgulhosa. Tudo vale a pena quando temos o/a nosso/a filho/a nos braços.
Realmente, a barriga flácida, as gordurinhas ou até a celulite podem ser combatidas com exercício físico, uma alimentação equilibrada e saudável, com a amamentação em livre demanda e com alguns cuidados de beleza extra. Mas, há mudanças definitivas, mudanças essas que me tornaram mãe. Mudanças essas que me tornaram responsável por uma criança que precisa de mim 24h por dia, que precisa do meu colo, do meu mimo, do meu calor, do meu cheiro ... e essas mudanças todas tenho o maior orgulho em exibi-las, porque tenho o maior orgulho em ser mãe. A melhor mãe que consigo ser.
Eu sou uma pessoa que se preocupa muito com a imagem, que precisa de cuidar da sua auto-estima todos os dias, nem que seja fazer uma máscara na cara mesmo tendo passado o dia todo de pijama, cabelo apanhado e de olheiras por estar a cuidar da minha filha, mas não faço disso um problema ou uma obsessão.
Para quem é mãe vai entender o que irei dizer. Para quem não o é, vai tentar meter-se na 'minha pele' mas só quando o for é que entenderá realmente. Para mim, não há uma transformação pessoal tão intensa, como a maternidade, e manter essa imagem refletida no espelho. Não há.
Quando somos mães, descobrimos o amor verdadeiro, o milagre da vida, a total entrega em abrigar no nosso próprio corpo um ser durante 9 meses, o amor envolvido e dedicação em cuidar de um ser tão frágil e pequenino, a privação do sono, as olheiras, as preocupações e cuidados constantes que acompanham uma mãe 24 h por dia. Não há volta a dar, a maternidade deixa marcas para a vida. Marcas na minha postura, na minha forma de agir, na minha forma de ver o mundo, no meu corpo. Para quê escondê-las?
Ficar com marcas faz parte, chamo-lhes as marcas de amor. São a minha 'medalha', a minha condecoração, o empenho de ter gerado uma vida dentro de mim. Tenho o maior orgulho nisso.
Mudanças vamos sentir a vida toda, porque todos os dias vamos aprender algo novo.
O meu conselho é: pratiquem exercício físico, mantenham uma alimentação saudável e equilibrada, mas não vivam obcecadas com isso, vivam acima de tudo a maternidade. Os nossos filhos não voltam a ser bebés e o tempo passa tão rápido. Independentemente do corpo que tenham, amem-se muito e amem muito o vosso bebé, a vossa família que construíram.
E vocês? Contem-me como foi o processo pós-parto. 
Até à próxima, de❤.




 


Comentários

  1. Na minha gravidez,como cheguei a comentar contigo engordei bastante.
    20kg ao todo.
    Cheguei a pensar como iria ser depois do Diego nascer..mas nada de fechar a boca (sabia me tao bem comer foi o maior prazer e o que desfrutei mais ahah)
    O Diego nasceu e de repente dei por mim a emagrecer..não a voltar ao sitio..apenas a perder o peso a mais.
    Perdi 18kg dos 20kg ganhos mas aquela barriguinha lisa ja era..a anca por si só não é a mesma coisa enfim pormenores que talvez ninguem note mas eu noto e se calhar evito aquela saia justa que antes caia na perfeição e agora para mim ja não é igual.. se me chateio com isso? Nem um pouco e sim voltaria a sentir o prazer de comer novamente e engordar 20kg..pouco importa pq ser mãe transformou me..e so de olhar para o meu filho e ver aquele sorriso doce orgulho me de o ter carregado em mim e tudo o que custou..valeu so para ser inundada todos os dias mais e mais por este amor os melhores 5 meses da minha
    Vida.. ����‍����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante são os nossos filhos! Beijinhos querida

      Eliminar
  2. Não sou mãe, mas é o meu maior sonho! Adoro ler sobre o assunto. Parabéns pela bebé!
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a melhor coisa deste Mundo! Obrigada, de❤️.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Sempre sincera ❤️ adorei ler.
    Para quando uma publicação sobre decoração?
    Neste ano vou sair da casa dos meus pais e gostava de algumas dicas tuas, se possível. Beijocas 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida. Iria fazer na semana passada mas não sei o que se passa que o meu computador não está a colaborar nas fotos, terei de contornar isso de outra forma. Espero conseguir em breve e espero que sejam úteis. Qualquer coisa estou aqui. Beijinhos

      Eliminar
  4. Fui mãe há três meses e engordei 25kg, apesar de já os ter perdido quase todos naturalmente a minha barriga ficou flácida e com muitas estrias. Mas faz parte e eu aprendi a gostar de mim assim sempre que olho para a minha filha. Tudo vale a pena se a tenho a meu lado. E as marcas na pele fazem parte.
    Talvez um dia comece no ginásio mas para já vou continuar a aproveitar ao máximo o tempo com ela até voltar ao trabalho . Porque o tempo não volta atrás.
    Gostei muito do teu blog, já faz parte da minha lista de leitura.

    www.lembreimedeti.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser mãe compensa tudo! É o melhor que temos nesta vida.
      Ando um bocadinho afastada daqui por motivos de saúde mas voltarei em breve, agradeço imenso o teu carinho e o teu blog também já faz parte dos meus favoritos. Adorei. Parabéns pelo teu trabalho!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares