Ansiedade ... eu também fui refém!


Olá ❤.
Hoje venho falar-vos de ansiedade. Depois de ter partilhado, no meu Instastories, um texto simples e que retrata tão bem a ansiedade, de Kirsten Corley, decidi eu mesma falar do tema.
Sinceramente, pensei muito antes de me expor, mas este blogue existe para essencialmente ajudar. Espero com isto ajudar alguém aí desse lado. Se sofres de ansiedade, estamos juntos no mesmo barco! Não te sintas único no Mundo, não estás sozinho e eu estou aqui contigo.
Para quem acha que isto é capricho, não sabe que a ansiedade faz parte do quotidiano de muita gente. Quem nunca se sentiu ansioso, porque vai ter uma entrevista de emprego, porque é o primeiro dia de trabalho? Mas, do que eu falo é, de algo que passa a fazer parte de nós mesmos, do nosso dia-a-dia, da nossa rotina ... algo que nos acompanha todos os dias de forma negativa. 
Não escrevi isto com orgulho, até porque sei que este tema, infelizmente, ainda é muito ridicularizado e estigmatizado. Mas, sinceramente? Todos nós enfrentamos batalhas todos os dias, seja de uma forma ou de outra. Todos nós ''sobrevivemos'', todos os dias, ao stress do dia-a-dia, à correria citadina, ao mundo lá fora, que temos que confrontar sempre que saímos de casa. 
Sei bem o que é sentir dor no peito, o nó na garganta, a vontade de vomitar, a dor no corpo, na alma.
Sei o que é sentir o peso das escolhas. O peso de se atingir a perfeição. O peso de sentir que podemos chorar a qualquer momento. Porque, o que fazemos nunca é suficientemente bom.
Perdes o controlo, o apetite, o sono. Sentes-te sozinho, porque ninguém te vai compreender. Desabas, choras e parece que não vais aguentar. O teu corpo treme, sentes formigas pelo corpo todo, a garganta seca e dorida, e perdes o controlo total.
Antecedes um problema que nem sabes se irá acontecer, porque achas que algo de mau vai acontecer. Dás voltas na cama a pensar na solução para ele, mesmo quando ele ainda nem aconteceu. Não dormes. Ficas cansado, cabisbaixo, desconcentrado. Sais da cama com medo do Mundo.  Não queres sair. Choras incontrolavelmente, pensas que aquele sufoco nunca mais vai acabar.
Na realidade, a ansiedade faz-nos pensar demais, racionalizar demais e sofrer demais. Aos olhos de quem não sabe nem compreende, pensam que és louco e super dramático. Desvalorizam. Se for preciso gozam com a situação. Não entendem o que se passa no nosso interior. Mentimos. Dissemos sempre que está tudo bem, mesmo quando por dentro nos sentimos sufocados, abalados, perdidos ...  
Não, não tenho orgulho. Não, não sou ridícula. Não, não sou exagerada. 
Para quem passa ou passou por isto, é possível sair disto, aprender a fintar a mente ... aprender a guardar certas coisas que não nos ajudam, na gaveta mais escondida da "nossa casa". Não sintas que isto será para sempre. Que és um falhanço, que não és capaz ...
Aprende, a criar "exercícios" diários que ajudem a tornar a tua mente positiva, a relativizar o que tem que ser relativizado, a aproveitar acima de tudo o que de bom temos nesta vida. 
Sim, existem dias menos bons, toda a gente os tem, mas, existem os dias maravilhosos. Os dias que fazem com que a vida valha a pena. É nesses que temos que nos focar. É desses que temos que tirar o maior proveito.
Não deixes que a tua mente tome conta de ti. Faz o que mais gostas, pratica desporto, escreve, lê ... seja o que for. O importante é fazeres algo com que te sintas bem, seguro e confiante. E acima de tudo, feliz!
É um processo longo, é. É um processo demorado, é. Mas fá-lo por ti.  Acredita em ti, que és capaz.
Ser positivo dá muito trabalho. Acorda com um pensamento positivo e leve. E deita-te agradecendo as coisas boas do teu dia, nem que seja por teres bebido um sumo natural delicioso ou porque chegaste a casa mais cedo do trabalho. 
A vida é maravilhosa. Vais desperdiçá-la? Não! A mudança está em ti. Apoia-te nas tuas pessoas âncora, ergue-te e vai à luta, sem medos. Lembra-te sempre, os problemas têm a proporção que nós lhe dermos.
Para quem não percebe, acima de tudo que respeite. Que me respeite a mim, respeite quem conhece e passa por isto. Não julgues. Amanhã podes ser tu, não sabes!
Sabem, a maior coisa que aprendi na vida: "sê gentil, nunca sabes pelo que a outra pessoa está a passar". 
Para quem passa por isto: estou e estarei sempre convosco, de❤.




Comentários

  1. O teu blog, a tua pagina de facebook e a tua pagina de insta são excelentes, tudo para dar certo e para vires a ter mto sucesso com o teu projeto. Mas ainda assim gostava de te dizer que não deverias ser tão focada em ti. Certo que "tudo isto" é teu mas é feito não só para ti e imagem que passas é de uma menina/mulher egocentrica. Fotos tuas e tuas e mais uma vez tuas. A maior parte das tuas publicaçoes sao para lembrares ao teu publico o quando és feliz, ainda bem que assim é mas ja alguma vez te deste ao trabalho de pensar que o melhor se faz em off? Sem luzes, sem flash, sel fotos! Vai com calma, dà o teu melhor para teres sucesso e nao um resumo diario daquilo que sentes, vestes e maquilhas. Mto sucesso para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei a quem me devo dirigir porque és um anónimo mas agradeço o teu comentário mesmo achando que aquilo que foi referido não é a realidade, quem me conhece sabe exactamente que não sou nada egocêntrica muito pelo contrário mas acima de tudo respeito sempre a opinião dos outros como é óbvio, e irei respeitar a tua, tenho é pena que te tenhas dirigido a mim como anónimo. Muito obrigada e muitas felicidades para ti. Beijinho grande

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares